terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lado C

Hoje observei coisas normais do dia a dia de uma forma diferente.

Tudo começou quando vi um homem a entrar em casa as 9 da manha e imaginei a montanha de coisas que faziam com que aquele homem entrasse em casa aquela hora. Teria saido a noite? Teria ido trabalhar? Ter-se-ia simplesmente posto a pé mais cedo pra ir resolver algum assunto? Teria simplesmente ido ao carro estacionado em frente a casa?

Olhei para o lado e vi uma rapariga a bocejar. Acabou de sair da cama ou ainda nem lá foi?

Tinha o caderno pousado nas pernas cruzadas á chinês quando um senhor que corria velozmente sem querer me bateu com a pasta no caderno fazendo-o ir parar ao chão. Não me pediu desculpa. Será que nem reparou ou é simplesmente mal-educado? Ia com pressa de chegar ou vontade de sair? Ia apanhar o autocarro ou tinha simplesmente o seu Mercedes em segunda fila? Enquanto pensava nisto vi uma mãe com um bebé ao colo, abanava-o sucessivamente de um lado para o outro! O bebé chorava. De que choraria ele? De fome? De dores? De sono? Pelo que esperava aquela mãe para fazer alguma coisa? Não sabia? Não seria a mãe? Estava simplesmente desinteressada nos motivos? Não conseguia ver a cara dela mas vi que o abanar já não era por preocupação, era repetitivo simplesmente. Aquela situação tirou-me um bocado do serio admito. Cheguei-me perto do bebé e comecei-me a rir para ele, amarrei-lhe a mão que esticava para mim com toda a força e riu-se. Aí o telemóvel da “senhora” tocou e eu por boa educação afastei-me. Entrou num carro e foi embora.

Decidi também eu ir dar uma volta. Vi um casal de namorados. Sentados num banco de jardim ela deitava a cabeça no colo dele e ele acariciava-lhe o cabelo. Quando me aproximei vi que ela estava a chorar, eram lágrimas lentas que lhe caiam dos olhos. Porque choraria ela? Ter-se-ia chateado com ele antes de eu chegar? Alguma má noticia? Ou estaria simplesmente a chorar de alegria por estar junto de quem ama? Não consegui captar nada mais pelas expressões deles naquele momento.

Sentei-me num café à espera de uma amiga e ao meu lado um rapaz no seu portátil escrevia no MSN enquanto esboçava sorrisos envergonhados. Estaria a bater o coro a alguém? Estava a contar piadas mas tinha vergonha de se rir no café? Estaria a falar intimamente com a namorada que o levasse a tal bochecha corada? Sei que também eu me ri ao constatar as diversas barbaridades que iam na minha cabeça!



1 comentário: